Para baixar o PDF ou obter a versão impressa, clique na imagem abaixo:Livro Desejável Mundo Novo - Baixe Aqui o PDFilustração: Claude Giordano
Deixe seu comentário sobre o livro no blog Desejável Mundo Novo

ricaspbr

 

Compartilhe

Futuro no Presente - Ecotoy art

Última modificação 22:38, 4 Ago 2013 por  ricaspbr

De $1

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

    Projeto Ecotoy Art é uma iniciativa que visa unir arte e sustentabilidade e incentivar a produção artística em materiais reaproveitados. Nossa proposta é a utilização de embalagens descartadas do nosso cotidiano como suporte para manifestações artístico-culturais com cunho socioambiental, utilizar “lixo” para gerar arte e gerar atividades como oficinas e exposições em locais públicos. A Toy Art é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte e se tornou objeto de desejo para um mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas. O toy art é, em síntese, uma “tela” em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte.

    Por meio de um ecotoy art procura-se proporcionar à população o acesso a um bem criativo e artístico fruto dessa matéria descartável, porém reutilizável. A questão é mostrar que qualquer um pode ter acesso a essa arte construindo seu ecotoy art, sem mesmo ter uma formação artística. E que esse processo pode ser feito com embalagens de garrafas PET,  plásticos, latas de aço e alumínio e cartonadas (“longa vida”).

    Segundo estudos do Ministério do Meio-Ambiente, 1/3 de todo o lixo doméstico produzido são embalagens de produtos descartáveis.

    Atualmente no Brasil, os artistas utilizam como base nas criações de seus toys materiais caros e importados como vinil e borracha. Esses moldes que são base da construção desses brinquedos de adulto podem ser embalagens descartadas e sem valor econômico de produtos como perfumes, achocolatados, caixas de leite, remédios, produtos de limpeza entre outros, que são materiais resistentes, de diversas cores e formas e facilmente encontrados em todas as casas por serem de uso diário.

    A instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305 de 23/12/2010) reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão de resíduos sólidos no país, responsabilizando a sociedade pela geração de lixo e as empresas produtoras de embalagens descartáveis pelo recolhimento e adequada destinação desse tipo de resíduo.

      Oficina ecotoy art no metrô Paraíso  

    Oficina ecotoy art no metrô Paraíso

    Objetivos Gerais:

    • Dar visibilidade a uma forma de manifestação artística, pouco conhecida, pautada pelo lúdico e pelo uso de materiais não convencionais;
    • Conscientizar por meio da arte, quanto ao problema dos resíduos sólidos;
    • Engajar artistas plásticos e a população de São Paulo no reaproveitamento e reutilização de materiais descartáveis;
    • Incentivar, de maneira criativa, a reciclagem, buscando difundir a teoria dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);

    Conheça mais o projeto em: http://www.facebook.com/ecotoyart

    Tags:
    • No tags
     
    Imagens (0)
    Comentários (1)
    Vendo comentário 1 de 1: ver todos
    Achei a ideia ótima!!!!E o resultado parece bem legal!!!!
    Postado em 16:09, 31 Ago 2012 ()
    Vendo comentário 1 de 1: ver todos
    Faça o login para escrever um comentário.