Para baixar o PDF ou obter a versão impressa, clique na imagem abaixo:Livro Desejável Mundo Novo - Baixe Aqui o PDFilustração: Claude Giordano
Deixe seu comentário sobre o livro no blog Desejável Mundo Novo

admin

 

Crie Futuros: Movimento para criação de futuro desejáveis

Última modificação 09:57, 31 Mar 2011 por  admin

De $1

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

    “O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente” - Crie Futuros

    foto1.jpg

    Porquê?
    Olhando o passado do futuro fica claro que muito do que existe hoje foi antes sonhado: entre os anos 20 e 40 há muitas imagens de vídeo conferencia, notebooks, carros, carros e carros, cidades em escala inumana, home theater, drive trough, fast food, cirurgia por vídeo, caixa eletrônico, microondas, etc, etc.

    foto2.jpg

    Hoje as imagens de futuro da grande mídia são tenebrosas, tristes, belicosas.

    foto3.jpg

    É preciso sonhar e semear imagens e idéias de futuros desejáveis que possam inspirar inovação e orientar escolhas, sobretudo na direção da mudança de modelos que necessitamos para o mundo melhor desejado e possível.

    Para isso foi criado em 2008 o movimento iberoamericano Crie Futuros, que desenvolve metodologias e plataformas digitais para facilitar a criação de futuros desejáveis. Uma delas é a http://criefuturos.com, uma enciclopédia multimídia de futuros desejáveis, que já tem um importante acervo de futuros criados.

    Crie Futuros tem a finalidade de motivar e mobilizar, inspirar escolhas e identificar oportunidades de inovação.Por meio de atividades presenciais e virtuais convida as pessoas, comunidades e instituições a buscarem respostas à pergunta: “Se tudo fosse possível, que futuro você desejaria?”.

    Em 2009 o Movimento avançou bastante, graças ao apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (AECID) e ao Programa Novos Brasis/Oi Futuro. Passamos a ter Nodos Iberoamericanos no Uruguai (Traful), Espanha (Transit),Republica Dominicana (Revista Lengua), Peru (Realidad Virtual), Chile (Mosaico Cultural), Argentina (Centro de Expresiones Contemporâneas). No Uruguai o trabalho segue com bastante força e Crie Futuros foi considerado de utilidade pública. http://www.traful.org.uy.

    Realizamos Seminários temáticos, oficinas, experimentos criativos e outras  atividades. Consulte o histórico completo aqui ou na nossa Rede.
    A partir de julho 2010 iniciamos trabalho interativo de criação de futuros simultâneo a exposições e eventos com grande afluxo de público.

    • Na Colômbia, Uruguai e Argentina com Las Américas, exposição itinerante celebrando Bicentenários da independência veja em http://wiki.lasamericasexpo.com/
    • No FILE, Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas, http://www.file.org.br/  com terminais e uma instalação que permite que o público crie futuros em texto, desenho e áudio e que estes sejam postados na wikifuturos para que todos possam acessar , conhecer, recriar, compartilhar com outras redes sociais.

    foto4.jpg

    Tags:
    • No tags
    ArquivoTamanhoDataAnexado por 
     foto1.jpg
    Sem descrição
    36.52 kB10:18, 19 Jul 2010adminAções
     foto2.jpg
    Sem descrição
    33.64 kB10:18, 19 Jul 2010adminAções
     foto3.jpg
    Sem descrição
    24.88 kB10:18, 19 Jul 2010adminAções
     foto4.jpg
    Sem descrição
    29.35 kB10:18, 19 Jul 2010adminAções
    Imagens (0)
    Comentários (1)
    Vendo comentário 1 de 1: ver todos
    Preocupo-me com os rumos da educação no Brasil. Sou professora de português e inglês e sinto grandes lacunas nestas áreas de conhecimento. Embora os alunos, hoje em dia , tenham um acesso a novas mídias e possibilidades para treinar e aprender línguas, um grande impedimento os assola: falta motivação e disciplina.Visualizo um ensino mais humano e personalizado, com forte valor social para que o aluno possa sentir na prática o quanto antes o valor de seu aprendizado e a sua utilidade no mundo.
    Postado em 22:02, 3 Abr 2013 ()
    Vendo comentário 1 de 1: ver todos
    Faça o login para escrever um comentário.